
Primeira Fase
14 a 20 de abril: Primeira fase de candidatura ao Programa Erasmus+
30 de abril: Lançamento das colocações da primeira fase
30 de abril a 01 de maio: Verificação dos resultados da primeira fase
02 a 04 de maio: Aceitação das vagas da primeira fase
12 a 18 de maio: Formalização das candidaturas da primeira fase (SGAE- DRª Lucilia Rocha)
Timeline ERASMUS 2025/2026
Segunda Fase
12 de maio: Divulgação das vagas que sobram.
13 a 15 de maio: Segunda fase de candidatura ao Programa Erasmus+
21 de maio: Lançamento das colocações da segunda fase
21 a 22 de maio: Aceitação das vagas da segunda fase
28 de maio a 01 de junho: Formalização das candidaturas da segunda fase (SGAE-
Dra. Lucília Rocha)
06 de junho: Publicação dos resultados finais
Sessão de Esclarecimento ERASMUS+
Destinada ao esclarecimento de dúvidas dos estudantes já colocados, bem como daqueles que ainda pretendem candidatar-se.
13 de maio |12:00h | Anfiteatro 5
Formalização de candidaturas 2025/2026
12/05/2025 a 18/05/2025
A formalização da candidatura requer o preenchimento do formulário de candidatura disponível no SIGARRA, devendo para o efeito ser consultada a seguinte informação:
-
Instruções para preenchimento formulário SIGARRA/Tutorial
-
Modalidades de Estágio (Contrato de Estágio)
- Farmácia Hospitalar (FH)
- Farmácia Comunitária (FC)
- Investigação (Inv.)
Após preenchimento do formulário de candidatura, o mesmo deverá ser colocado em upload no SIGARRA, assinado (conforme documento de identificação) e datado pelo candidato, no item “Formulário de Candidatura – Contrato de Estudos/Estágio e Compromisso de Reconhecimento Académico”.
O candidato deverá ainda digitalizar no SIGARRA os seguintes documentos:
1. Fotocópia do cartão de cidadão (frente e verso).
2. IBAN da conta bancária (documento bancário ou documento emitido pelo
multibanco).
3. Cartão Europeu de Saúde (ou demonstração do seu pedido). No caso de ser
efetuado o upload do comprovativo do pedido, o candidato deverá realizar o
upload do cartão após a sua receção.
As candidaturas só serão validadas depois de o candidato digitalizar no SIGARRA os documentos acima indicados e colocar em upload o formulário de candidatura devidamente assinado e datado. No caso das candidaturas à mobilidade de recém-diplomados a validação da candidatura depende ainda do upload do comprovativo do seguro e da certidão de conclusão do grau.
Nota:
Os estudantes colocados no âmbito do Programa Erasmus+ Estudos receberão uma mensagem via email com as instruções para a formalização da candidatura, após aprovação do plano de estudos pelo Coordenador de Mobilidade da Faculdade.
Qualquer dificuldade no processo de formalização deve ser reportada para o seguinte email: lrocha@ff.up.pt.
Aqui encontras a Lista de Colocações resultante da 1.ª fase de candidaturas.
Para qualquer esclarecimento, por favor contactar a Dra. Lucília Rocha / SGAE: lrocha@ff.up.pt
Colocações 1ª Fase
30/04/2025
1ª Fase de candidaturas ERASMUS 2025/2026
07/04/2025
Este é o formulário que deves preencher para te candidatares ao programa ERASMUS+ no ano letivo 2025/2026.
As candidaturas encontram-se abertas entre 14 a 20 de abril.
Relativamente às vagas que constam do Mapa de Oportunidades, tem em atenção as notas que o acompanham.
Se estás a tratar de arranjar autonomamente uma colocação para estágio, indica "vaga própria".
Nota: Se te enganares ou mudares de ideias, deves submeter outro formulário. Vamos considerar a última submissão efetuada!
Estágio por Conta Própria
07/04/2025
Os estudantes NÃO PODEM contactar diretamente as instituições que constam no “Mapa de Oportunidades"
Estás à procura de uma instituição onde possas realizar um estágio ao abrigo do programa Eramus+?
No corpo do email (ou "Carta de Motivação" que anexes ao email) não te esqueças de referir estes pontos:
1
Que estás ativamente a procurar um estágio em... (indica claramente a área: Farmácia Hospitalar, Farmácia Comunitária, investigação, indústria farmacêutica, etc., etc.)
2
Que é um estágio ao abrigo do programa Erasmus+. Que irás ter uma bolsa Erasmus. Que eles não recebem nada, mas que também não terão de te pagar nada (embora o possam fazer, se assim o entenderem).
3
Não obrigatório, mas é conveniente que anexes:
Uma "Carta de Suporte" como a que encontras em baixo. Para o efeito, descarrega-a, preenche-a devidamente e envia-a ao Prof. Agostinho Almeida para ser assinada. É a confirmação do Professor (Coordenador de Mobilidade) de que estás a tratar tudo com o conhecimento, com o apoio e de modo “oficial” através da tua Faculdade. Nota: a carta está para "Farmácia Hospitalar", o caso mais comum. Para outras situações, altera devidamente, conforme o caso.
No caso de estágio em Farmácia Hospitalar (FH), e se pretendes que ele sirva como parte do obrigatório Estágio curricular (UC) para conclusão do MICF (para estágios FH noutras circunstâncias não interessa), o "Training Plan" que também encontras aqui ao lado. Descreve os objetivos e competências a adquirir no estágio Erasmus em FH.
4
Para estágio em Farmácia Comunitária, contacta a Dra. Lucília Rocha: aalmeida@ff.up.pt. Ela poderá fornecer-te um documento semelhante. Para outros tipos de estágio (empresas, investigação...), a descrição do que será feito depende essencialmente da instituição de acolhimento.
Aqui encontras o Mapa de Oportunidades para Mobilidade Erasmus em 2025/26, nas modalidades Estudos e Estágio. Neste último caso, nas variantes de Farmácia Hospitalar (FH), Farmácia Comunitária (FC) e Investigação.
Algumas instituições também podem arranjar estágios em "Outras Áreas" (Indústria Farmacêutica, Cosmética, Agências de Regulação, Assuntos Regulamentares, Controlo de Qualidade, Laboratórios, etc.), mas isso terá de ser pedido caso a caso.
Notas importantes
1. Este é um mapa com a indicação de instituições que poderão aceitar estudantes, porque o têm feito em anos anteriores! Não se trata de "colocações" garantidas.
Notar que, nomeadamente no caso da Farmácia Hospitalar, as instituições nossas parceiras ainda irão desencadear o processo, junto dos hospitais da região, de encontrar colocações, no caso de os informarmos que há estudante da FFUP interessados. E podem não o conseguir! Por isso, temos de tratar disto rapidamente, para os podermos informar, e eles terem tempo de procurar.
2. Na última coluna, assinalado a verde, estão as instituições que responderam a um formulário que lhes enviamos para que confirmassem toda a informação (vagas que podem disponibilizar, requisitos, etc.). Trata-se, portanto, de oportunidades mais “seguras”. Porque a instituição parceira nos confirmou agora, em fevereiro-março, essa disponibilidade.
3. Quanto aos requisitos, nomeadamente em termos de competências linguísticas, nós também procuramos confirmar isso. Mas é da responsabilidade do estudante confirmar em definitivo o que possa ser exigido. E particularmente muito importante para quem vai de Estudos saber em que língua são lecionadas as unidades curriculares. É também muito importante para quem vai para Farmácia Hospitalar, porque as exigências podem variar de hospital para hospital, e a instituição nossa parceira pode não estar ciente disso! Ver ainda se basta a declaração do estudante de que tem os necessários conhecimentos linguísticos ou se é exigido um certificado formal. Ter em atenção ainda que às vezes há outros requisitos, como conhecimentos de suporte básicos de vida, por exemplo.
4. Exceto para Estudos, encorajamos os estudantes a procurarem de modo autónomo o seu estágio Erasmus. Relativamente a isto, ter em atenção:
a) Não podem contactar as instituições que constam do Mapa. Esses são os parceiros tradicionais da FFUP. São contactados por nós.
b) Podem procurar um estágio na mesma cidade, mas nesse caso diretamente com o Hospital. Ou através de outra Universidade/Faculdade que não conste do Mapa.
c) Aqui no site da COORDENAÇÃO DE MOBILIDADE encontras uma "Carta de Suporte". Que deves anexar aos emails enviados nessa tua procura de um estágio de um modo autónomo.
Regulamento e Normas
19/02/2025